PIC18f4550 e I2C

Problemas comuns relacionados ao i2c podem também ser causados por configurações incorretas nos pinos de entrada e saída.

Para evitarmos isso, o datasheet é indispensável, principalmente aliado à um certo conhecimento de eletrônica e programação. Com a implementação do I2C, não é diferente.

Para este PIC, os pinos B0 e B1, relativos ao I2C devem ser configurados como entrada. Utilizando o compilador CCS, isso poderá ser feito desta forma: “#define PIC_TRIS_B 0b00000011“.

Ao trabalharmos com aquisição de sinais pelos pinos AN (entrada analógica), o cuidado deve ser redobrado, já que os pinos do I2C também fazem parte do ADC e não podem ser ativados para este fim, ou seja, somente os pinos necessários devem ser configurados para uso no ADC. O datasheet do compilador fornecerá informações mais detalhadas sobre isso.

Em resumo, devemos evitar algo como: “setup_port_a(ALL_ANALOG);“, no caso do compilador CCS, a não ser realmente que, todas portas estejam sendo utilizadas para aquisição de sinais analógicos.

Foto: http://picafio.files.wordpress.com/

Anúncios